Espanha estende restrição de viagens do Brasil até dia 30 de março

Foto: cottonbro / Pexels

São Paulo – A Espanha estendeu até o próximo dia 30 as restrições de entrada de viajantes do Brasil, do Reino Unido e da África do Sul em uma tentativa de conter a disseminação de novas variantes do coronavírus. O prazo anterior previa que essas medidas venceriam em 16 de março.

No caso do Brasil e da África do Sul, as restrições afetam viagens aéreas, mas permitem a entrada de passageiros em trânsito para um país de fora da União Europeia (UE) com escala inferior a 24 horas desde que não saia do aeroporto.

Desde o dia 22 de fevereiro, o governo espanhol tem exigido que quem chegar ao país vindo do Brasil e da África do Sul deve cumprir quarentena de dez dias a partir de sua chegada ou durante toda a estadia se for inferir a esse período. A quarentena pode ser reduzida se o teste PCR for negativo no sétimo dia.

Para o Reino Unido, as chegadas são limitadas tanto por via aérea como marítima, com permissão apenas para voos ou navios ocupados por cidadãos espanhóis ou residentes.

“A medida faz parte de um conjunto de ações decisivas do governo para proteger a saúde e a segurança dos cidadãos, conter a progressão da doença e fortalecer os sistemas de saúde”, disse a porta-voz do governo, María Jesús Montero, em entrevista coletiva.

A Espanha tem mais de 3,1 milhões de casos confirmados de covid-19 e pelo menos 71,4 mortes ligadas à doença, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.