Eneva declara comercialidade de campo de gás na bacia de Parnaíba

674

São Paulo – A Eneva declarou a comercialidade da acumulação Fortuna, descoberta no bloco PN-T-102A, na bacia do Parnaíba, no estado do Maranhão, com volume médio estimado de 6,78 bilhões de metros cúbicos de gás natural.

Segundo a empresa, este é o décimo campo a ser declarado comercial pela companhia nesta bacia e a descoberta abre novas perspectivas para sete outros blocos da companhia na porção centro-sul.

A empresa informou a comercialidade e solicitou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) o aval para batizar a acumulação de gás como Campo de Gavião Belo. A companhia tem até 180 dias para apresentar o plano de desenvolvimento do campo para a agência.

A acumulação está presente em uma única estrutura geológica, o que reduz a necessidade de perfuração de um número maior de poços e o custo de desenvolvimento.

“Esta é uma descoberta extremamente importante e com potencial de ser o segundo maior campo da Bacia do Parnaíba, desde o início das atividades em 2009. Em pouco mais de um ano, com a aquisição da área na oferta permanente em 2019, iniciamos a avaliação da descoberta e agora declaramos a comercialidade”, disse o diretor de operações da empresa, Lino Cançado.