Ecorodovias vence leilão do sistema rodoviário Rio-Valadares

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São Paulo – A EcoRodovias foi a única a apresentar proposta e arrematou a concessão do sistema rodoviário Rio-Valadares, a BR-116/465/493/RJ/MG. A companhia foi representada pela Necton Investimentos, com o valor de desconto de tarifa de 3,11%. A concessão prevê mais de R$ 20 bilhões entre investimentos e custos operacionais em 30 anos. O certame foi realizado na B3, em São Paulo (SP), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério da Infraestrutura (Minfra).

A Ecorodovias disse que “apresentou uma oferta consistente, em conformidade com todos os requisitos técnicos, econômicos e de investimentos do leilão, com desconto de 3,11% sobre a Tarifa Básica de Pedágio estabelecida pela ANTT e que após os prazos para interposição de recursos referentes aos documentos apresentados, haverá a homologação e a adjudicação do resultado do leilão pela ANTT com a consequente convocação para a assinatura do contrato de concessão.

“O Sistema Rio Valadares gera ebitda desde o início da concessão, melhora a alavancagem da companhia no curto e médio prazo e alonga o prazo de duração do portfólio. A vitória demonstra claramente o compromisso de crescimento da companhia com retorno sustentável, disciplina financeira e geração de valor aos acionistas. A conquista desse ativo é consistente com a estratégia da Ecorodovias de focar em ativos de concessões rodoviárias. Incluindo essa concessão no portfólio de ativos, a malha da companhia contará com 4.100 km concedidos, se tornando a maior companhia de gestão de ativos rodoviários do Brasil em extensão”, disse a Ecorodovias, em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

É importante dizer que é um contrato moderno, que se aplica ao nosso selo do Inova BR. Fluidez, segurança e tecnologia nas rodovias. Parabéns pela vitória de hoje e muito obrigado por acreditar no nosso programa de concessão. Muito obrigado por acreditar no país. Cuidem bem dessa rodovia. Sempre lembramos: leilão bem-sucedido é rodovia operando com qualidade e segurança aos usuários. E isso o grupo EcoRodovias sabe muito bem como fazer. A gente sabe que está em boas mãos. Contem com a parceria da ANTT durante esses próximos 30 anos. Uma ANTT vigilante para garantir as obrigações contratuais, mas também preparada para cooperar no encontro de soluções. Muito obrigado e parabéns mais uma vez pela vitória de hoje, afirmou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, em seu discurso na B3.

O contrato será de 30 anos e o sistema rodoviário abrangerá uma extensão total de 726,9 km, compreendendo seis trechos: BR-116/RJ, entre o km 2,1 e o km 148,4; BR-116/RJ, entre o km 168,1 e o km 214,7; BR-116/MG, entre o km 408,5 e o km 818,1; BR-465/RJ, entre o km 0,0 e o km 22,8 BR-493/RJ, entre o km 0,0 e o km 26,0; e BR-493/RJ, entre o km 48,1 e o km 123,7.

Em relação aos investimentos (capex_) previstos para o trecho, o montante total estimado para os investimentos ao longo dos 30 anos de concessão soma R$ 11,3 bilhões, distribuídos conforme as definições e necessidades previstas para o projeto. As despesas operacionais (OPEX), entendidas como o somatório dos custos operacionais, despesas obrigatórias e o conjunto de seguros e garantias, atingiram a cifra de R$ 9,8 bilhões.

Segundo a ANTT, a concessão prevê 303,228 km de obras de duplicação, 255,236 km de faixas adicionais, 85,517 km de vias marginais, 28 dispositivos em desnível, 775 melhorias de acessos, 75 passarelas, 57 passagens de fauna, 462 pontos de ônibus, 1.630 km de ciclovias, entre outros previstos no Programa de Exploração da Rodovia (PER). Além disso, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) contará com 20 ambulâncias tipo C, 9 do tipo D, 7 guinchos pesados, 12 guinchos leves, 5 caminhões pipa, 5 caminhões de resgate de animais, entre outros. Está prevista, ainda, a geração de 154.719 empregos, segundo o edital.

O projeto desta concessão teve inovações, como critério híbrido de julgamento do leilão (menor tarifa e maior outorga), tarifa diferenciada para pista dupla e pista simples, desconto Básico de Tarifa (DBT), que determina que todos os usuários do sistema automático terão 5% de desconto em cada cobrança de tarifa de pedágio, em qualquer praça da concessão; desconto de Usuário Frequente (DUF): também será aplicado somente a usuários do sistema automático devido à necessidade de identificação e controle da frequência de uso das praças, entre outros.

As Tarifas Básicas de Pedágio (TBP) definidas para a concessão, como resultado da conjunção entre as diversas premissas adotadas e as funções matemáticas da modelagem, é de R$ 0,16092/Km para pista simples, sendo a pista duplicada de R$ 0,22528/km (40% maior em relação à tarifa de pista simples), resultando nas seguintes tarifas de face a serem cobradas nas praças.