É normal casos de covid subirem após início da vacinação, diz Araújo

O ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o deputado Eduardo Bolsonaro durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados

São Paulo – O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse que “aparentemente é normal” os casos de covid-19 aumentarem após o início das campanhas de vacinação contra a doença e afirmou que o sistema de saúde brasileiro está “aguentando bem” o aumento no número de infectados.

Durante um evento do Conselho das Américas, Araújo foi questionado a respeito da situação da pandemia no Brasil e disse que “tivemos uma reunião nesta manhã sobre este assuntos, quase diariamente discutimos a pandemia, e a estratégia. Estamos levando tremendamente a sério.”

“O número de casos e de mortes tragicamente subiu. Aparentemente é normal depois do início de vacinação que casos subam e depois caiam bruscamente. Talvez estejamos duas ou três semanas distantes deste ponto”, acrescentou.

O número de novos casos de covid-19 no Brasil está crescendo e batendo recordes sucessivos nos últimos dias, e esta semana o país registrou também a máxima histórica de mortes provocadas pela doença. Na maioria dos estados o nível de ocupação de leitos de UTI está acima de 85% – nível considerado crítico e que sinaliza colapso iminente do atendimento hospitalar.

Araújo disse que “o sistema de saúde está é claro sob estresse, mas está aguentando. Nas UTIS há escassez [de leitos] em alguns estados, mas o sistema está segurando bem.”

Ele também disse que a vacinação no Brasil está ganhando velocidade e, embora esteja mais lenta que nos Estados Unidos e em Israel, está mais rápida do que na Europa.