Donald Trump pressiona Federal Reserve por juros negativos

821

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a pressionar o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) por uma taxa de juros mais baixa em mensagem publicada no Twitter.

“Enquanto outros países recebem os benefícios de taxas negativas, os Estados Unidos também aceitariam esse presente. Grandes números!”, afirmou.

Atualmente, a taxa básica nos Estados Unidos está na faixa entre zero e 0,25% ao ano. Os juros foram reduzidos agressivamente em março durante uma reunião de emergência realizada em um domingo. Junto com o corte da taxa, na ocasião, o Fed anunciou uma série de medidas para apoiar a economia, entre elas, a compra de Treasuries e hipotecas.

Em seu último encontro de política monetária, realizado no final do mês passado, o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que manteria os juros nos níveis atuais até que a recuperação da economia norte-americana estivesse assegurada. Na ocasião, ele disse que o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) não discutia juros negativos.