‘Do caos para a governança’, diz Xi Jinping sobre Hong Kong em viagem à ilha

316
O presidente da China, Xi Jinping / Foto: Ministério de Relações Exteriores da China

São Paulo – O presidente chinês, Xi Jinping, visitou Hong Kong em sua primeira viagem para fora da China continental após mais de dois anos, e disse que a ilha está incorporada aos objetivos do governo central de Pequim.

“Agora Hong Kong está em uma nova fase de passar do caos para a governança e, em seguida, da governança para a maior prosperidade”, disse Xi na cerimônia de posse do novo chefe do Executivo de Hong Kong, John Lee.

“Os próximos cinco anos serão cruciais para Hong Kong abrir novos caminhos e lançar uma nova decolagem”, disse Xi, segundo tradução em inglês transmitida pela mídia estatal.

Xi supervisionou a posse de Lee, um legalista de Pequim que foi o único candidato ao cargo em uma eleição realizada em maio.

Ele ainda afirmou que a “verdadeira democracia” começou em Hong Kong há 25 anos, quando a China assumiu o controle da ilha após mais de um século de dominação britânica.

“Após seu retorno à pátria, os compatriotas de Hong Kong tornaram-se senhores de seus próprios assuntos, o povo de Hong Kong administrou Hong Kong com um alto grau de autonomia, e esse foi o começo da verdadeira democracia em Hong Kong”, disse Xi Jinping.

O líder chinês concluiu seu pronunciamento enfatizando como Hong Kong “compartilharia junto com outros compatriotas da pátria a glória de um maior rejuvenescimento da nação chinesa”.