Demanda global por viagens aéreas cai 70,6% em outubro, diz a Iata

240
Foto: Divulgação / Governo britânico

São Paulo – A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais caiu 70,6% em outubro, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). A oferta de assentos teve queda de 59,9% na mesma comparação. Com isso, o aproveitamento das aeronaves chegou a 60,2%, recuo de 21,8 pontos percentuais.

No acumulado do ano, de janeiro a outubro, a demanda registra queda de 65,1%, na comparação com igual período do ano passado, com redução de 56,4% na oferta e aproveitamento dos aviões de 66,1%, diminuição de 16,9 pontos percentuais.

“Novos surtos de Covid-19 e a dependência contínua dos governos de quarentenas resultaram em outro mês catastrófico para a demanda. Embora o ritmo de recuperação seja mais rápido em algumas regiões do que em outras, o quadro geral para viagens internacionais é sombrio. Esta recuperação desigual é mais pronunciada nos mercados domésticos, com o mercado interno da China quase se recuperando, enquanto a maioria dos outros permanecem profundamente em baixa”, disse o diretor-geral da IATA, Alexandre de Juniac.