Delegação de EUA vai a México para conversas sobre segurança

Região de fronteira entre os Estados Unidos e o México próxima a Yuma, no Arizona / Foto: Casa Branca

São Paulo – O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, vai liderar uma delegação em visita ao México esta semana para conversas de alto nível sobre cooperação em segurança para proteger os cidadãos e tornar os países mais seguras e fortes, de acordo com a Casa Branca, em comunicado.

“Em 8 de outubro, uma delegação dos Estados Unidos, liderada pelo secretário de Estado Blinken, viajará para a Cidade do México para participar do primeiro Diálogo de Alto Nível de Segurança Estados Unidos e México, em reconhecimento à parceria duradoura, respeito mútuo e respeito pela soberania que nos obriga a enfrentar desafios de segurança juntos”, diz a nota.

“Este Diálogo chega em um momento em que as ameaças do século 21 se tornam mais complexas e não conhecem fronteiras. O Diálogo terá como base as discussões dos meses anteriores sobre a proteção de nosso povo, a prevenção do crime transfronteiriço e a perseguição de redes criminosas, ao mesmo tempo que promove os direitos humanos e o Estado de Direito”.

A delegação também incluirá o secretário de Segurança Interna dos Estados Unidos, Alejandro Mayorkas, o procurador-geral Merrick Garland, o secretário adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Brian Nichols, e o diretor sênior do Conselho de Segurança Nacional para o Hemisfério Ocidental, Juan Gonzalez.

As tensões têm aumentado nos Estados Unidos devido ao número recorde de imigrantes cruzando a fronteira do país com o México. No mês passado, milhares de imigrantes em busca de asilo, principalmente do Haiti, foram presos em Del Rio, no estado norte-americano do Texas.