CSN e Usiminas lideram perdas do Ibovespa após fala de Guedes

336

São Paulo – As ações das siderúrgicas CSN e Usiminas passaram a ficar entre as maiores perdas do Ibovespa nesta tarde refletindo comentários do ministro da Economia, Paulo Guedes. Às 16h02 (horário de Brasília), os papéis da CSN (CSNA3) tinham queda de 3,84%, a R$ 45,46, enquanto os da Usiminas (USIM5) recuavam 3,51%, a R$ 19,79.

Em live do jornal “Valor Econômico”, Guedes disse que o governo fez um acordo informal com o setor de aço para não reajustar os preços até o fim do ano e que haverá redução de taxa de importação de aço.

Segundo o ministro, o setor aceitou uma queda de 10% na tarifa de importação. A redução de tarifas de importação, de acordo com Guedes, é motivo de disputa do Brasil dentro do Mercosul.

“Queremos que eles [argentinos] nos deixem fazer. Queremos reduzir as tarifas de importação. Tecnicamente é o momento ideal. É a hora certa de abrir. E nós vamos fazer isso. Eu gostaria de fazer isso amanhã”, afirmou.

Para Vicente Matheus Zuffo, fundador e Cio da Chess Capital, uma redução da alíquota de importação “vai aumentar a competição das siderúrgicas nacionais”, o que impacta negativamente nos papéis.