Cronograma para assinar acordo com China não mudou, diz Casa Branca

112

Por Cristiana Euclydes

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – O cronograma para a assinatura da fase um do acordo comercial entre os Estados Unidos e a China não mudou com o cancelamento da reunião da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês) em Santiago, no Chile, segundo a Casa Branca.

“A partir de agora, parece que a Apec não ocorrerá no Chile, e entendemos que a organização ainda não possui um local secundário preparado. Aguardamos informações em potencial sobre outro local”, de acordo com o vice-secretário de Imprensa da Casa Branca, Hogan Gidley.

“Estamos ansiosos para finalizar a fase um do histórico acordo comercial
com a China dentro do mesmo período de tempo e, quando tivermos um anúncio, informaremos”, acrescentou ele, em comunicado.

O presidente do Chile, Sebastian Pinera, anunciou na manhã de hoje que a reunião da Apec, que seria realizada nos dias 16 e 17 de novembro em Santiago, foi cancelada devido às manifestações populares que ocorrem no país há cerca de duas semanas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, planejavam assinar a fase um do acordo comercial durante o encontro. Nesta segunda-feira, Trump disse que o cronograma para assinar o acordo estava adiantado.