Crescimento econômico retorna à zona do euro no segundo trimestre

Foto: União Europeia (UE)

São Paulo, 30 de julho de 2021 – O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro no segundo trimestre subiu 2,0% na comparação com os três meses anteriores e avançou 13,7% em relação ao segundo trimestre de 2020, segundo dados da leitura preliminar publicada pela agência de estatísticas Eurostat.

A previsão era de alta de 1,5% em base trimestral. No primeiro trimestre de 2021, o PIB da zona do euro havia encolhido 0,3% na comparação trimestral e 1,3% em base anual, segundo dados revisados.

A expansões da produção do segundo trimestre marca uma recuperação de crises históricas causadas pela pandemia do novo coronavírus.

Na União Europeia (UE), o PIB teve alta de 1,9% no segundo trimestre em relação ao trimestre anterior, e avançou 13,2% em relação ao segundo trimestre de 2020. No primeiro trimestre de 2021, o PIB encolheu de 0,1% em base trimestral e 1,3% em termos anuais.

Entre os Estados membros para os quais existem dados disponíveis para o segundo trimestre, Portugal (+ 4,9%) registou a maior alta ante o trimestre anterior, seguido pela Áustria (+ 4,3%) e Letônia (+ 3,7%), enquanto a Lituânia (+ 0,4%) e a República Tcheca (+ 0,6%) registraram o menor aumento. As taxas de crescimento em base anual foram positivo para todos os países.