Coronavírus é risco temporário para eurozona, diz presidente do Eurogrupo

751

São Paulo – O surto de coronavírus representa um risco temporário para o crescimento da economia da zona do euro, disse o presidente do Eurogrupo (que reúne os ministros de Finanças da zona do euro), Mario Centeno, ao chegar ao encontro, em Bruxelas.

“Estamos monitorando isso [coronavírus]. Esperamos que tenham efeitos temporários. Estamos preocupados com isso, mas também precisamos olhar mais para as perspectivas de longo prazo para a economia da eurozona, e elas parecem bem neste momento”, disse.

Centeno afirmou também que o grupo vai discutir as projeções econômicas da Comissão Europeia, divulgadas na semana passada, que mostram que o maior período de crescimento deve continuar nos próximos trimestres, o que é positivo. “Claro que a economia enfrenta sempre riscos, temos que os identificar, avaliar e entender como reagir se for o caso”, disse.

Ainda segundo Centeno, o orçamento da eurozona será discutido em um formato inclusivo, pois os líderes dos países pediram um relatório sobre as possibilidades de financiamento, em particular para ir além do previsto, e a expectativa é de que o relatório seja aprovado. “A economia europeia é forte, estamos discutindo este orçamento em condições melhores do que antes”.

Ele disse ainda que os ministros terão uma primeira discussão sobre a revisão de regras fiscais da eurozona. “Nenhuma decisão é esperada hoje”, disse. “Gostaria de destacar a importância das regras fiscais para fortalecer o euro, elas se provaram muito eficazes em fazer isso, mas uma atualização é sempre importante, e é isso que vamos começar a fazer hoje”.