Consumo de energia elétrica cresce 2,5% em abril, segundo CCEE

659

São Paulo – O consumo de energia elétrica no Brasil subiu 2,5% em abril, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados preliminares do Boletim InfoMercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Ao todo, o país consumiu 65.256 megawatts médios.

A maior parte foi demandada pelo Ambiente de Contratação Regulada (ACR), o mercado regulado, que fornece energia para pequenas e médias empresas, o comércio e as residências. Esse segmento utilizou 42.030 MW médios, volume 0,4% acima do registrado em 2021.

O restante foi absorvido pelo Ambiente de Contratação Livre (ACL), o mercado livre, no qual a indústria e grandes empresas, como shoppings e redes de varejo, negociam diretamente com fornecedores. Nesse setor foram consumidos 23.227 MW médios, montante 6,5% maior no comparativo anual.

Como a migração de cargas entre esses dois ambientes pode influenciar os dados, a CCEE também faz uma leitura do consumo desconsiderando esse efeito. Excluindo os consumidores que trocaram de mercado nos últimos 12 meses, o ACL teria crescido menos, cerca de 3,1%, e o ACR avançado mais, com alta de 2,2%.

Outro fator que pode impactar é a geração distribuída, que são painéis solares instalados em residências e empresas, reduzindo a demanda do Sistema Interligado Nacional SIN. Sem esse tipo de tecnologia, a demanda do ACR também seria 2,2% superior.