Conselho de Segurança da ONU deve incluir todos os Brics, diz Bolsonaro

654
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, durante reunião com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca, em Washington (EUA). (Foto: Alan Santos/Presidência da República)

São Paulo – A Rússia e a China precisam trabalhar para que Brasil, Índia e África do Sul também façam parte do conselho de segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou o presidente Jair Bolsonaro durante encontro do Brics, grupo que reúne estes cinco países.

Segundo ele, é necessário que “o Brics se coordene para apoiar as legítimas aspirações de Brasil, Índia e África do Sul a assentos permanentes no conselho de segurança. Com esse importante passo a cooperação do Brics será fortalecida”, afirmou.

Ele acrescentou que a superação da crise da covid-19 é mérito apenas dos países, e não dos órgãos criados para a cooperação internacional.

“A crise demonstrou a centralidade das nações para as soluções dos problemas que hoje acometem o mundo. Temos que reconhecer a realidade de que não foram os organismos internacionais que superaram desafios, mas sim a cooperação entre os nossos países”, afirmou o presidente, acrescentando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) precisa “urgentemente” de reformas.