Conselho adia decisão de indicação para próximo presidente da Comissão Europeia

Por Carolina Pulice

São Paulo – Os líderes do Conselho Europeu se reuniram ontem e hoje para decidir os nomes que serão indicados para o próximo mandato da União Europeia, mas anunciou que as indicações acontecerão somente amanhã.

“Compete ao Conselho indicar os candidatos sobre a base do resultado eleitoral”, disse o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani.

A reunião, que teve início ontem, deve ser finalizada amanhã de manhã, segundo informou o presidente da França, Emmanuel Macron. “Eu voltarei amanhã às 11h (CET) para dar os resultados da reunião”, disse em coletiva de imprensa.

Apesar de ainda não haver uma definição, nomes já começam a circular pela imprensa internacional. De acordo com a “Reuters”, o socialista holandês Frans Timmermans deve ser o nome indicado para ser presidente da Comissão Europeia, e a diretora-executiva do Banco Mundial, Kristalina Georgieva, como presidente do Conselho Europeu.

O ministro belga Charles Michel é um forte candidato para o chefe de política externa da União Europeia, cargo que é atualmente ocupado por Federica Mogherini, e o eurodeputado Manfred Weber – que obteve o maior número de assentos nas eleições ao Parlamento Europeu, realizadas em maio deste ano – pode ser o nome indicado para presidir o Parlamento Europeu.

De acordo com o Tratado da União Europeia, o processo de escolha para os altos cargos do bloco é feito a partir da proposta de nomes pelo Conselho Europeu, que serão votados pelo novo parlamento europeu. Os nomes surgiram a partir dos líderes da chapa votados nas eleições parlamentares europeias, ou “spitzenkandidat”. Os líderes do Conselho também devem indicar um nome para a presidência do Banco Central Europeu (BCE).

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com