Congresso tem de dar resposta para preços de combustíveis, diz Pacheco

503
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). (Foto: Marcos Brandão / Senado Federal)

Brasília – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse, nesta terça-feira, que o Congresso Nacional tem de aprovar uma solução para os preços dos combustíveis, mas afirmou que a Petrobras precisa participar da construção dessa proposta. “É importante que tenhamos no Congresso respostas efetivas para conter o aumento dos preços dos combustíveis, mas também que possa ter uma redução nos preços dos combustíveis que seja adequada à sociedade brasileira”, completou.
Segundo Pacheco, a alta dos preços dos combustíveis tem um componente tributário, mas também outros aspectos influenciam nos custos, incluindo a desvalorização do real frente ao dólar. O senador disse que a Petrobras tem de participar da busca pela solução para esse problema, inclusive cumprindo o papel social das estatais.
Pacheco disse que se reuniu com o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), e com o senador Eduardo Braga (MDB-AM), para discutir as propostas para redução do preço dos combustíveis, especialmente a que unifica alíquotas do ICMS, em tramitação na Câmara.
Segundo Pacheco, o Senado tem compromisso com a solução dos problemas do país, inclusive apoiando as “boas propostas” do governo federal. “Nós aguardamos uma política do governo federal que seja assertiva, com medidas concretas, em relação à fome e à miséria”, afirmou. Para ele, o programa social do governo deve ter valores para atender os necessitados, inclusão de pessoas e desenvolvimento do emprego.
L