Confiança do setor de serviços cai pela segunda vez seguida, diz FGV

677

São Paulo, 30 de novembro de 2020 – O índice de Confiança do setor de Serviços (ICS) caiu pela segunda vez seguida em novembro, em 2,1 pontos em relação a outubro, a 85,4 pontos, conforme dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o indicador retorna aos níveis de agosto.

O economista da FGV/IBRE Rodolpho Tabler observa que a segunda queda seguida da confiança no setor mostra um retrocesso no processo de recuperação que vinha ocorrendo desde maio. “O período de transição dos programas do governo, a preocupação com a pandemia e a cautela dos consumidores sugerem que a retomada do setor ainda tem um caminho longo pela frente”, avalia.

A abertura do dado mensal mostra que houve queda da confiança do setor em nove das 13 atividades pesquisadas e foi determinada pela piora da avaliação em relação ao futuro, enquanto a visão sobre o presente acomodou-se.

Em base mensal, o Indice de Situação Atual (ISA) oscilou em alta de 0,3 ponto, a 79,5 pontos, ainda mantendo a tendência crescente iniciada em maio, enquanto o Indice de Expectativas (IE) caiu 4,4 pontos, a 91,3 pontos, na segunda queda seguida. Já o Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) do setor de serviços aumentou 1,8 ponto percentual (pp), a 81,3%, no maior valor desde novembro de 2015.

A edição deste mês coletou informações de 1.585 empresas entre os dias 3 e 27. A próxima divulgação da sondagem de serviços será em 29 de dezembro.