Confiança do consumidor sobe e volta ao nível de abril

Por: Olívia Bulla

São Paulo – O Indice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 1,1 ponto em agosto em relação a julho, a 89,2 pontos, atingindo o maior valor desde abril (89,5 pontos), informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Ainda assim, trata-se apenas da segunda alta do indicador desde janeiro deste ano, depois de ter interrompido em junho uma sequência de quatro quedas consecutivas.

A abertura do dado em agosto mostra que a alta mensal reflete a melhora apenas da avaliação sobre a situação presente, enquanto as expectativas para os próximos meses pioraram. Em base mensal, o Indice de Situação Atual (ISA) subiu 3,4 pontos, a 78,7 pontos, no maior valor desde abril de 2015, enquanto o Indice de Expectativas (IE) caiu 0,5 ponto, a 97,2 pontos, seguindo abaixo do nível neutro de 100 pontos pelo quinto mês consecutivo.

Segundo a coordenadora da sondagem da FGV, Viviane Bittencourt, apesar dos consumidores apostarem em uma melhora da situação financeira das famílias nos próximos meses, o ímpeto para consumir continua diminuindo já que as perspectivas sobre o mercado de trabalho continuam caindo.

Entre os quesitos que compõem o ICC, o indicador que mede o otimismo das famílias com a situação financeira nos próximos meses foi o que mais contribuiu para a alta da confiança em agosto. Na avaliação sobre a situação financeira atual também houve alta. Em relação à economia, as avaliações dos consumidores também melhoraram.

Na análise por faixas de renda, houve aumento expressivo da confiança dos consumidores com menor poder aquisitivo, até R$ 4,8 mil mensais, e queda entre os de renda mais alta, superior a R$ 4,8 mil. Para Viviane, coordenadora da FGV, os consumidores de menor renda estão mais otimistas, possivelmente, por causa da liberação de recursos do FGTS.

A edição deste mês coletou informações de 1.800 domicílios entre os dias 1 e 19 de agosto. A próxima divulgação da sondagem do consumidor será em 23 de setembro.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com