Confiança do consumidor interrompe quatro quedas em fevereiro, diz FGV

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São Paulo, 24 de fevereiro de 2021 – O Indice de Confiança do Consumidor (ICC) interrompeu quatro quedas consecutivas e subiu 2,2 pontos em fevereiro em relação a janeiro, a 78,0 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

A abertura do dado mensal mostra que o resultado reflete a melhora da percepção em relação ao presente e também ao futuro. Em base mensal, o Indice de Situação Atual (ISA) aumentou 1,4 ponto, a 69,5 pontos, enquanto o Indice de Expectativas (IE) teve alta de 2,7 pontos, a 84,8 pontos.

Entre os quesitos que compõem o ICC, os que medem o grau de satisfação com a situação atual em relação à economia geral e sobre a condição financeira aumentaram. Em relação às expectativas, o indicador que mede as perspectivas para a economia foi o que mais contribuiu para o aumento da confiança, apesar da melhora também sobre a situação financeira das famílias.

Na análise por renda, houve ligeira recuperação da confiança em todas as famílias, exceto entre aquelas com renda entre R$ 4,8 mil e R$ 9,6 mil. O maior aumento se deu entre famílias com menor poder aquisitivo, mas o resultado não compensa a forte queda em dezembro.

A edição deste mês coletou informações de 1.656 domicílios entre os dias 1 e 20 de fevereiro. A próxima divulgação da sondagem do consumidor será em 24 de março.