Confiança do consumidor cai, após cinco altas seguidas

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Foto divulgação: Sebrae

São Paulo, 23 de outubro de 2020 – O Indice de Confiança do Consumidor (ICC) interrompeu a tendência de recuperação iniciada em maio e caiu 1 ponto em outubro em relação a setembro, a 82,4 pontos, após cinco altas consecutivas, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Segundo a coordenadora das sondagens da FGV, Viviane Bittencourt, o resultado reflete as incertezas em relação à pandemia e ao ritmo da retomada econômica.

“A confiança do consumidor brasileiro continua sendo impactada pelo medo da covid-19, motivando uma postura cautelosa, que deve persistir enquanto não houver uma solução para a crise sanitária”, diz Viviane, da FGV.

A abertura do dado mensal mostra que o resultado do indicador reflete a piora da percepção em relação ao presente e também ao futuro. Em base mensal, o Indice de Situação Atual (ISA) oscilou em baixa de 0,2 ponto, a 72,4 pontos, enquanto o Indice de Expectativas (IE) recuou 1,3 pontos, a 90,2 pontos, também encerrando uma sequência de cinco altas seguidas.

Entre os quesitos que compõem o ICC, o indicador que mede a satisfação dos consumidores com a situação atual da economia acomodou-se, enquanto o indicador que mede a satisfação com a situação financeira familiar no momento caiu, com ambos seguindo em patamares muito baixos em termos históricos.

Em relação às expectativas, o indicador que mede o otimismo em relação à situação econômica foi o que mais contribuiu para a queda do IE, sendo que as perspectivas sobre as finanças das famílias também cederam, com o ímpeto de compras de bens duráveis nos próximos meses voltando a diminuir.

Na análise por renda, houve queda da confiança em todas as faixas, exceto das famílias com ganhos mensais entre R$ 4,8 mil e R$ 9,6 mil. A piora maior foi para os consumidores com poder aquisitivo mais baixo, entre R$ 2,1 mil e R$ 4,8 mil, sendo que também houve variação negativa entre os com ganhos de até R$ 2,1 mil.

A edição deste mês coletou informações de 1.897 domicílios entre os dias 1 e 20 de outubro. A próxima divulgação da sondagem do consumidor será em 25 de novembro.