Confiança do comércio sobe em outubro, diz FGV

121

Por: Olívia Bulla

São Paulo – O índice de confiança do comércio (Icom) recuperou-se e subiu 1,2 ponto em outubro em relação a setembro, passando de 97,2 para 98,4 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). No período, houve alta da confiança em sete dos 13 segmentos pesquisados.

A abertura do dado mensal mostra que a alta do Icom neste mês foi influenciada pela melhora na percepção dos empresários quanto à situação presente, já que as perspectivas para os próximos meses caíram. Na passagem de setembro para outubro, o Indice de Situação Atual (ISA-COM) subiu 3,0 pontos, a 95,1 pontos, enquanto o Indice de Expectativas (IE-COM) teve queda de 0,6 ponto, a 101,9 pontos.

O coordenador da pesquisa na FGV, Rodolpho Tobler, observa que a confiança do comércio voltou a apresentar resultado positivo, depois de registrar queda em setembro. Segundo ele, a expectativa é de manutenção desse cenário positivo até o fim do ano, diante das “novas rodadas de liberações de recursos e com as recentes melhoras do mercado de trabalho”.

A edição deste mês coletou informações de 851 empresas entre os dias 1 e 23. A próxima divulgação da sondagem do comércio será em 27 de novembro.