Confiança do comércio sobe ao maior nível desde fevereiro de 2019

225

São Paulo – O índice de confiança do comércio (Icom) subiu 1,3 ponto em janeiro em relação a dezembro, a 98,1 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o indicador alcançou o maior nível desde fevereiro de 2019.

No período, houve alta da confiança em quatro dos seis segmentos pesquisados. A abertura do dado mensal mostra que o resultado do Icom neste mês foi influenciado pela melhora na percepção dos empresários em relação ao futuro, já que o Índice de Situação Atual (ISA-COM) caiu 1,1 ponto, a 91,9 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) avançou 3,8 pontos, a 104,4 pontos, no maior nível desde março de 2019.

O coordenador da pesquisa na FGV, Rodolpho Tobler, observa que 2020 começa com alta da confiança do comércio. “Mas a combinação de resultados mostra que o cenário de recuperação gradual do setor persiste. ainda dependente de sinais mais fortes do mercado de trabalho e da confiança dos consumidores”, avalia.

A edição deste mês coletou informações de 815 empresas entre os dias 2 e 23. A próxima divulgação da sondagem do comércio será em 21 de fevereiro.