Confiança do comércio retorna ao nível mais alto desde janeiro de 2019

São Paulo – O índice de confiança do comércio (Icom) avançou pelo quarto mês seguido em julho, avançando 5,1 pontos na comparação com o mês anterior, indo agora a 101,0 pontos, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com isso, o Icom encontra-se no nível mais elevado desde janeiro de 2019.

“A confiança do comércio voltou a acelerar no início do segundo semestre deixando o ICOM acima de 100 pontos, o que não acontecia desde 2019”, observou avalia Rodolpho Tobler, Coordenador da Sondagem do Comércio do FGV IBRE.

No período, houve alta da confiança em todos os seis principais segmentos do setor. A abertura do dado também mostra que o resultado reflete a melhora da avaliação em relação ao cenário presente quanto das expectativas futuras. Em base mensal, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) avançou 4,5 pontos, a 108,7 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) recuperou as perdas do mês anterior e subiu 5,6 pontos, a 93,2 pontos.

“A manutenção dos resultados positivos do setor depende do avanço no programa de vacinação e da melhora da confiança dos consumidores. Um cenário que ainda contém riscos e que carece da recuperação do mercado de trabalho”, avaliou Tobler.

A edição deste mês coletou informações de 800 empresas entre os dias 1 e 23 de julho. A próxima divulgação da sondagem do comércio será em 30 de agosto.