Confiança das construtoras nos EUA cai para 86 pontos em dezembro

177
Foto: JM Griffin / freeimages.com

São Paulo – O índice de confiança das construtoras de moradias dos Estados Unidos, medido pela Associação Nacional de Construtores (NAHB) e pelo banco Wells Fargo, caiu para 86 pontos em dezembro, após marcar 90 pontos (dado revisado) em novembro.  A previsão era de 88 pontos.

O componente que mede as condições atuais de vendas recuou de 96 pontos para 92 pontos. O subíndice que mede o tráfego de compradores potenciais baixou de 77 pontos para 73 pontos, enquanto o subíndice que mede a expectativa de vendas para os próximos seis meses teve queda de 89 para 85 pontos.

““A demanda está forte entrando em 2021, no entanto, no próximo ano haverá desafios de acessibilidade de moradias, já que o estoque permanece baixo e os custos de construção estão aumentando”, disse o presidente da NAHB, Chuck Fowke, construtor de casas personalizadas de Tampa, Flórida.

O índice de confiança no mercado de imóveis é calculado a partir de uma pesquisa com as construtoras sobre as condições atuais e de curto prazo do setor. Um valor acima de 50 indica que mais integrantes da pesquisa consideram as condições de vendas “boas”, em vez de “fracas”. O resultado é ajustado sazonalmente.