Confiança da indústria sobe em agosto, após três quedas seguidas

(Foto: Freeimages/Daniel Vazquez)

Por: Olívia Bulla

São Paulo – O Indice de Confiança da Indústria (ICI) interrompeu três meses seguidos de queda e subiu 0,8 ponto em agosto, a 95,6 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). A melhora do indicador reflete um aumento da avaliação tanto em relação ao presente quanto sobre o futuro.

Segundo a FGV, a confiança melhorou em 12 dos 19 segmentos industriais pesquisados neste mês. Na passagem de julho para agosto, o Indice da Situação Atual (ISA) cresceu 1,2 ponto, a 95,6 pontos, enquanto o Indice de Expectativas (IE) avançou 0,4 ponto, a 95,7 pontos. Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) oscilou em alta de 0,3 ponto percentual (pp), a 75,8%, acumulando aumento de 1 pp neste ano.

Para a economista da FGV, Renata de Mello Franco, o resultado positivo em agosto, após três quedas consecutivas, ainda não é suficiente para compensar as perdas dos últimos meses e mudar a tendência de queda. “Apesar do avanço dos indicadores mais operacionais, os resultados sobre a situação atual e em relação às expectativas são conflitantes”, avalia.

A abertura dos componentes do ICI mostra que todos os indicadores que compõem o ISA apresentaram comportamento favorável, sendo que a melhora na percepção sobre os estoques foi o principal fator a contribuir com a alta do subíndice. Em relação ao IE, houve melhora das expectativas para os próximos três meses, mas o indicador que mede o otimismo dos empresários com o ambiente de negócios nos seis meses seguintes caiu.

A edição deste mês da confiança da indústria coletou informações de 1.138 empresas entre os dias 1 e 22 de agosto. A próxima divulgação da sondagem industrial ocorrerá em 26 de setembro, sendo que a prévia deste levantamento sai no dia 20 do próximo mês.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com