Confiança da indústria recua pelo 4º mês seguido em abril

São Paulo – O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou pelo quarto mês seguido em abril, em 0,7 ponto em relação a março, a 103,5 pontos, conforme dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o indicador encontra-se no menor nível desde agosto de 2020.

Segundo a FGV, a confiança da indústria diminuiu em 14 dos 19 segmentos pesquisados neste mês e o resultado negativo foi determinado pela piora da percepção dos empresários sobre o cenário presente e pela acomodação quanto às expectativas para os próximos meses.

Em base mensal, o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 1,4 ponto, a 110,0 pontos, registrando o menor nível desde setembro do ano passado, enquanto o Índice de Expectativas (IE) caiu 0,2 ponto, a 96,9 pontos, no menor patamar desde julho. Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) recuou 1,6 ponto porcentual, passando a 76,7%.

A abertura dos componentes do ICI mostra que o nível de emprego esperado para os próximos três meses foi o que mais contribuiu para a queda da confiança em abril, recuando 1,3 ponto, para 101,4 pontos, menor patamar desde julho de 2020.

De acordo com Claudia Perdigão, economista do FGV IBRE, a queda na confiança da indústria em abril foi influenciada pelo aumento do pessimismo em relação à situação atual.

“O ritmo lento do processo de vacinação, a desvalorização do real e a escassez de insumos enfrentada por alguns setores criam um ambiente de incerteza que favorece a piora da situação corrente e a manutenção de expectativas cautelosas, em níveis inferiores à normalidade, ou seja, abaixo de 100. Entretanto, o estabelecimento dos programas de manutenção do emprego e auxílio às empresas poderá colaborar para a recuperação das expectativas para o início do próximo semestre”, pontua ela.

A edição deste mês da confiança da indústria coletou informações de 1.085 empresas entre os dias 1 e 27 de abril. A próxima divulgação da sondagem industrial ocorrerá em 27 de maio, sendo que a prévia deste levantamento sai no dia 20 do próximo mês.