Comissão sobre incêndios no Pantanal receberá ministro Salles na terça-feira

167

Brasília – A Comissão Temporária Externa para acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios detectados no bioma Pantanal receberá o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, na próxima terça-feira (13), em audiência pública sobre as medidas adotadas pelo governo federal no combate, contenção e prevenção das queimadas que atingem o Pantanal. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os incêndios destruíram 14% do bioma.

De acordo com o Inpe o levantamento supera inclusive a degradação de área ocorrida em 2019. Em requerimento feito pela presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Simone Tebet (MDB-MS), na semana passada, a senadora pediu que fossem prestadas informações sobre o montante de multas ambientais aplicadas pelo MMA entre 2015 e 2020. O argumento da senadora é de que, segundo levantamento feito pela imprensa especializada em meio ambiente, agentes do Ibama aplicaram 52,1% a menos de multa no primeiro semestre deste ano.

Levantamento feito pelo Observatório do Clima mostra que, de janeiro a novembro de 2019, o Ibama reduziu a aplicação de multas em 25% em comparação com o mesmo período de 2018. Em 2020, a redução no número de multas aplicadas, conforme dados apresentados pela senadora, é ainda maior.