Comissão Europeia reverte previsão do PIB de 2020 da França para queda de 8,2%

110

São Paulo – A Comissão Europeia reverteu a projeção de crescimento da França de 1,1% para uma redução de 8,2% este ano e elevou a perspectiva de aumento no Produto Interno Bruto (PIB) de 1,2% para 7,4% em 2021 devido aos resultados das medidas de contenção impostas durante a pandemia do novo coronavírus.

No entanto, a comissão espera que a atividade econômica se recupere gradualmente quando as medidas de bloqueio forem atenuadas, apoiadas por medidas fiscais destinadas a garantir a liquidez das empresas e proteger o emprego.

“A redução no consumo privado deve compensar a diminuição no poder de compra, resultando em um aumento importante na taxa de poupança das famílias em 2020. Devido à indisponibilidade da força de trabalho, interrupções na cadeia de suprimentos, aumento da incerteza e restrições de liquidez, o investimento deve contrair acentuadamente na primeira metade de 2020”, afirma o relatório.

Por fim, o reporte indica que investimentos públicos devem aumentar muito no ano devido às medidas de emergência, elevando o déficit do país a 10% do PIB. “A queda considerável na atividade econômica após o bloqueio pesará pesadamente sobre as receitas fiscais e transferências sociais devido à resposta dos estabilizadores automáticos. Esse impacto macroeconômico é responsável pela maior parte da deterioração do déficit”, conclui.