Comissão Europeia multa Qualcomm por ações antitruste
Por Carolina Pulice

São Paulo – A Comissão Europeia anunciou uma multa de 242 milhões de euros contra a fabricante de chips norte-americana Qualcomm por abusos na dominância do mercado 3G.
De acordo com o comunicado, a companhia vendeu abaixo do preço com o objetivo de eliminar a concorrência da companhia Icera, ação que vai contra as regras de antitruste da União Europeia.
Ainda segundo a Comissão, o fato de a Qualcomm ser dominante no mercado controla cerca de 60% dos ativos do setor – não é ilegal. No entanto, a nota explica que companhias dominantes tem a “responsabilidade de não abusar de sua poderosa posição no mercado e restringir a competição”.
Para a Comissária Europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, a Qualcomm tem vendido seus produtos com um preço abaixo do custo com a intenção de eliminar a competição. O comportamento da Qualcomm evita competição e inovação no mercado, e limita a escolha disponível para consumidores em um setor com uma grande demanda e potencial para tecnologias inovadoras”, completou.
A Qualcomm é alvo de outras investigações antitruste no mundo. Em maio, uma juíza federal nos Estados Unidos afirmou que a companhia tinha suprimido ilegalmente a concorrência no mercado de chips de telefonia móvel e tirou vantagem de sua posição dominante para cobrar taxas de licenciamento excessivas. A condenação estava em consonância com a Comissão Federal de Comércio, que entrou com uma ação judicial antimonopólio contra a empresa em janeiro de 2017.