Comissão Europeia emite parecer favorável à entrada da Ucrânia na UE

658
Foto: União Europeia

São Paulo – A Comissão Europeia, órgão da União Europeia, emitiu nesta sexta-feira (17) um parecer favorável à entrada da Ucrânia no bloco. Este é um passo importante para que o país, que está em guerra contra a Rússia há mais de 100 dias, seja aceito no grupo.

“A Comissão Europeia concluiu que a Ucrânia, em geral, está bastante avançada no sentido de alcançar a estabilidade das instituições que garantem a democracia, o Estado de direito, os direitos humanos e o respeito e proteção das minorias”, diz o comunicado.

O órgão ressalta que a Ucrânia “manteve o seu forte histórico macroeconômico, demonstrando uma notável resiliência com estabilidade macroeconômica e financeira, ao mesmo tempo que necessita de prosseguir com reformas econômicas estruturais ambiciosas”.

Assim, a Comissão recomenda que seja dada à Ucrânia a perspectiva de se tornar membro da União Europeia. “Deve ser concedido o status de candidato no entendimento de que as medidas são tomadas em várias áreas”, aponta o comunicado.

O anúncio veio um dia após líderes das principais potências do bloco visitarem Kiev, capital ucraniana, em uma clara demonstração de apoio ao país.