Comissão Europeia desembolsa 14 bi de euros via Sure para nove países

143
O Parlamento Europeu em sessão plenária em Estrasburgo / Foto: Parlamento Europeu

São Paulo – A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), desembolsou 14 bilhões de euros a nove países do bloco na quarta rodada de apoio financeiro via Instrumento europeu de apoio temporário para atenuar os riscos de desemprego em uma situação de emergência (Sure, na sigla em inglês). Este é o primeiro desembolso em 2021.

Como parte das operações de hoje, Bélgica recebeu 2 bilhões de euros; Chipre, 229 milhões de euros; Hungria, 304 milhões; Letônia, 72 milhões de euros; Polônia, 4,28 bilhões de euros; Eslovênia, 913 milhões de euros; Espanha, 1,03 bilhão de euros; Grécia, 728 milhões de euros e Itália, 4,45 bilhões de euros.

Todos os nove países já tinham recebido apoio financeiro via Sure, ao abrigo de uma das três primeiras operações de emissão e desembolso ocorridas em 2020.

Segundo a Comissão Europeia, estes empréstimos ajudarão os países a enfrentarem os aumentos repentinos das despesas públicas para preservar o emprego, especificamente medidas adotadas em resposta à pandemia do novo coronavírus, incluindo para os trabalhadores independentes.

“No âmbito do programa Sure, a UE mobilizou até 100 bilhões de euros em empréstimos para os estados membros salvarem empregos e manterem as pessoas trabalhando. Os fundos chegam regularmente aos nossos estados membros, ajudando-os financeiramente a mitigar o impacto da pandemia do novo coronavírus”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Após os pagamentos de hoje, 15 membros da UE receberam um total de 53,5 bilhões de euros via Sure. Assim que todos os desembolsos do SURE forem concluídos, a Bélgica terá recebido 7,8 bilhões de euros; Chipre, 479 milhões de euros; Hungria, 504 milhões de euros; Letônia, 192 milhões de euros; Polônia, 11,2 bilhões de euros; Eslovênia, 1,1 bilhão de euros;, Espanha 21,3 bilhões de euros; Grécia, 2,7 bilhões de euros e Itália, 27,4 bilhões de euros.