Comissão da covid-19 ouvirá Pazuello na quarta-feira sobre validade de testes

299
Congresso Nacional é iluminado em apoio à campanha de conscientização no trânsito conhecida como Maio Amarelo.

Brasília – A comissão mista que acompanha a situação fiscal e execução orçamentária relacionadas à pandemia recebe, na quarta-feira (2), às 10h, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para prestar esclarecimentos acerca dos testes para detecção da Covid19, tais como número de testes adquiridos, quantidade ainda em condições de uso, estratégias de distribuição, prazos de validade, possibilidade de descartes por vencimento dos prazos, além de esclarecimentos sobre reuniões com laboratórios à frente dos estudos de vacinas já em fases avançadas de desenvolvimento.

Esta semana a comissão ouviu o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo de Medeiros, que explicou o fato de o ministério supostamente ter contratado um estudo de estabilidade dos 6,86 milhões de testes segurados pelo ministério, sem uso, para definir a possibilidade de uma extensão do prazo de validade. O resultado do estudo atestou a possibilidade de se estender o prazo, afirmou o secretário na comissão.

No fim de semana uma reportagem apontou que o ministério da Saúde teria 6,86 milhões de testes que ainda não foram distribuídos para a rede pública e devem perder a validade em menos de dois meses, em janeiro de 2021. Nesta semana a comissão aprovou requerimento que pedia o convite ao ministro para esclarecer a situação.