Comissão da covid-19 convoca Anvisa para explicar suspensão de testes

128
Imagem do Congresso Nacional em Brasília
Congresso Nacional. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Brasília – O presidente da comissão mista do Congresso Nacional que apura desdobramentos da pandemia da covid-19 no território brasileiro, Confúcio Moura (MDB-RO), encaminhou requerimento de urgência à Mesa Diretora da Casa a fim de convocar o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, para explicar a suspensão de testes divulgada hoje pela imprensa.

A paralisação deu-se após a morte de um voluntário da Coronavac, vacina desenvolvida em parceria entre o governo de São Paulo através do Instituto Butantan e China, o que foi centro de outra polêmica envolvendo o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Ao responder um fã em seu perfil no Facebook, o presidente disse que seria “mais uma que Bolsonaro ganha” ao dizer que a vacina que “Doria queria obrigar” a tomar traria “morte, invalidez, anomalia. Ainda nesta terça-feira (10) a Polícia Militar de São Paulo afirmou que a causa da morte do voluntário teria sido suicídio.

Para o senador Confúcio, o episódio “carece de esclarecimentos urgentes, não somente devido ao fato de investimentos de grande vulto em torno do episódio, mas, principalmente, pelos riscos da vacina e seus efeitos à população, notadamente aos voluntários (primeiros imunizados com o experimento)”.