Comissão aprova convite a Pazuello para explicar sobre validade dos testes de covid-19

Imagem do Congresso Nacional em Brasília
Congresso Nacional. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Brasília – A comissão mista do Congresso Nacional que avalia o combate à pandemia da covid-19 no território brasileiro aprovou, nesta terça-feira (24) requerimentode audiência pública para o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, preste esclarecimento sobre o prazo de validade de cerca de 6 milhões de testes para detectar a presença do novo coronavírus. De acordo com o presidente da Comissão, senador Confúcio Moura (MDB-RO), a audiência com o ministro deve acontecer no dia 7.

O requerimento sucede reportagem publicada no fim de semana pelo jornal “Estado de S. Paulo” a qual apontou que o ministério da Saúde teria 6,86 milhões de testes que ainda não foram distribuídos para a rede pública e devem perder a validade em menos de dois meses, em janeiro de 2021.

Além disso os senadores devem levantar outras questões ao ministro da Saúde como as reuniões da Pasta na semana passada com representantes de laboratórios que desenvolvem a vacina contra a covid-19. Na mesma sessão os parlamentares aprovaram requerimento ao ministério da economia, o qual pede informações à Pasta sobre os critérios adotados para o registro contábil e orçamentário decorrente da perda de eficácia de medidas provisórias que abrem créditos orçamentários extraordinários.