Colégio Eleitoral atesta vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos EUA

291
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em discurso / Foto: Campanha de Joe Biden

São Paulo – O Colégio Eleitoral confirmou Joe Biden como no novo presidente dos Estados Unidos depois que a Califórnia deu os seus 55 votos eleitorais ao democrata, que superou o mínimo de 270 votos para conseguir se eleger.

Agora, o Congresso norte-americano deve validar a votação do Colégio Eleitoral no dia 6 de janeiro e, se não houver nenhuma discordância, Biden toma posse no dia 20 de janeiro do próximo ano.

O Colégio Eleitoral se reuniu hoje em 50 estados norte-americanos e no distrito de Colúmbia. Com 49 estados e Columbia tendo concluído a votação, Biden ficou do presidente norte-americano, Donald Trump, com 302 votos contra 232. Nenhum voto foi considerado inválido ou diferente daquele manifestado nas urnas pela população.

A expectativa agora é que Biden faça um discurso agora a noite em Wilmington, sobre os resultados do Colégio Eleitoral, o que lhe dará outra oportunidade de declarar vitória. Já Trump deve manter a postura de não reconhecer a derrota.

Mais cedo, a Suprema Corte de Wisconsin rejeitou uma ação da campanha de Trump que buscava invalidar os votos de 220.000 pessoas, pedindo ao tribunal que rejeitasse quatro grandes categorias de votos.