Cientistas chineses descobrem novo vírus com potencial de virar pandemia

163
Foto: Griszka Niewiadomski/freeimages.com

São Paulo – Cientistas chineses descobriram uma cepa ainda desconhecida da gripe suína, que é potencialmente capaz de causar uma nova pandemia, informou a revista científica norte-americana “Proceedings of the National Academy of Sciences”. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.

Como resultado do monitoramento de um vírus influenza em suínos de 2011 a 2018, os pesquisadores detectaram um recém emergente genótipo 4 (G4), um rearranjo do vírus H1N1, ou G4 EA H1N1, que carrega genes que desencadearam a pandemia de gripe de 2009 e tem sido predominante nos suínos desde 2016.

Segundo os cientistas, vírus como o G4 EA H1N1 podem se ligar a receptores do tipo humano, produzindo um vírus com maior infecciosidade nas células epiteliais das vias aéreas humanas.

Além disso, devido à vigilância sorológica entre a população em exposição ocupacional, os pesquisadores estabeleceram que 10,4% dos suínos, ou 35 em 338, apresentaram resultado positivo para o vírus G4 EA H1N1, especialmente aqueles com idades entre 18 e 35 anos.

Essa infecciosidade, de acordo com os cientistas, aumenta muito a oportunidade de o vírus se adaptar aos seres humanos e levanta preocupações sobre a possível geração de vírus pandêmicos.