China se compromete a dividir vacina contra covid-19 em nível global

176
coronavirus, China, Xi Jinping
O presidente da China, Xi Jinping. (Foto: Divulgação/ Conselho de Estado da China)

São Paulo – A China reafirmou seu compromisso com o compartilhamento de sua vacina contra a covid-19 com a comunidade internacional e reforçou a importância de dividir as descobertas sobre a doença em nível global.

“A China vai continuar dividindo com o mundo o seu expertise sobre o vírus e vai continuar oferecendo assistência no fornecimento de equipamentos médicos essenciais e também em diagnósticos. Honraremos nossa promessa de tornar nossa vacina uma vacina global”, disse o presidente chinês, Xi Jinping, no Fórum de Paz de Paris.

A China está desenvolvendo uma série de vacinas contra o novo coronavírus, a mais proeminente delas é a Coronavac, do laboratório chinês Sinovac. A vacina, em fase três de estes, está sendo testada no Brasil e esteve em meio a uma polêmica recente que levou à suspensão momentânea dos ensaios clínicos.

Em seu discurso no evento, Xi também pediu que os países respeitem as descobertas da ciência. “É preciso solidariedade e ajuda mútua para lutar contra a covid-19. O vírus está matando no mundo e precisamos respeitar a ciência para darmos respostas mais acertadas contra a doença”, afirmou ele.