China reporta primeira morte por covid-19 em oito meses; casos sobem

107
Foto: Freeimages.com/ Gary Tamin

São Paulo – A China reportou a primeira morte por covid-19 no país desde maio, e o número de casos subiu 138 em um dia, com 124 casos de contágio local, a maior alta diária em dez meses, de acordo com dados da Comissão Nacional de saúde do país.

Do total de novos casos locais, 81 foram reportados na província de Hebei, nos arredores de Pequim. A província também reportou uma morte, a primeira em oito meses.

Em Hebei, autoridades da capital Shijiazhuang e das cidades de Langfang e Xingtai introduziram bloqueios para contra a propagação do vírus, com restrições a movimentação de pessoas e a suspensão de aulas presenciais, além da realização de testes em massa.

Outros 43 novos casos de contágio foram reportados na província de Heilongjiang, que declarou estado de emergência esta semana devido ao avanço de casos da doença.

Além disso, foram registrados 14 novos casos importados, de pessoas que foram contaminadas no exterior. A Comissão Nacional de Saúde da China registrou ainda 78 casos assintomáticos, 3 deles provenientes do exterior.

Ao todo, a China possui 885 casos ativos, 24 deles graves. O número de mortes por covid-19 é de 4.635, e o país já reportou 87.884 casos confirmados em 31 províncias, mostram os dados do governo chinês.