China quebrou acordo em negociações comerciais, diz Trump

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a China quebrou o acordo comercial que estava sendo negociado entre os dois países, e por isso as tarifas serão elevadas para produtos chineses importados. Ele disse ainda que não vai voltar atrás até que a China pare de roubar empregos norte-americanos.

“A propósito, você vê as tarifas que estamos fazendo? Porque eles quebraram o acordo. Eles quebraram o acordo”, disse Trump, ontem à noite em um comício na Flórida. “Então eles estão vindo, o vice-premier amanhã está vindo – bom homem – mas eles quebraram o acordo. Eles não podem fazer isso, então eles pagarão”.

Segundo Trump, a China vai pagar se nenhum acordo comercial for alcançado. “Acabei de anunciar que vamos aumentar as tarifas sobre a China e não vamos voltar atrás até que a China pare de enganar nossos trabalhadores e roubar nossos empregos, e é isso que vai acontecer. Caso contrário, não teremos que fazer negócios com eles”, afirmou.

A delegação chinesa, liderada pelo vice-premiê Liu He, chega hoje a Washington para dar continuidade às negociações comerciais, mesmo após Trump ameaçar impôs novas tarifas à China. No final de semana, Trump disse que iria aumentar de 10% para 25% as taxas a US$ 200 bilhões em bens chineses a partir de sexta-feira, além de aplicar novas taxas “em breve”.

O representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, confirmou na segunda-feira o aumento de tarifas e disse que a China estava “recuando” em compromissos já firmados nas negociações em curso. Ontem, o governo norte-americano submeteu documentos necessários às agências do país para aplicar a nova taxa.

A China, por sua vez, disse que vai retaliar. Em comunicado, o Ministério do Comércio chinês afirmou ontem que a escalada do atrito comercial não é do interesse dos dois países, e que se as tarifas dos Estados Unidos forem aplicadas, a China terá que tomar as contramedidas necessárias. 

Cristiana Euclydes

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com