China EUA têm conversa construtiva sobre acordo comercial

523

São Paulo – Os representantes comerciais da China e dos Estados Unidos tiveram conversas construtivas sobre a fase um do acordo sobre comércio em um telefonema realizado neste final de semana, de acordo com o Ministério de Comércio chinês, em comunicado.

“Os dois lados se engajaram em discussões construtivas sobre as respectivas preocupações centrais sobre a primeira fase do acordo e continuarão mantendo uma comunicação estreita”, de acordo com o comunicado, divulgado no sábado.

O vice-primeiro-ministro da China e líder das negociações comerciais pelo lado chinês, Liu He, conversou ao telefone no sábado com o representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro do país, Steven Mnuchin, diz a nota.

O telefonema vem em meio a um impasse sobre as compras de produtos agrícolas dos Estados Unidos pela China. O presidente norte-americano, Donald Trump, quer que a China compre até US$ 50 bilhões em soja, carne de porco e outros produtos, mas a China não quer se comprometer com um valor específico.

Além disso, Pequim tem afirmado que a retirada das tarifas norte-americanas à produtos chineses é uma condição para a assinatura do acordo comercial.

Trump já impôs tarifas a mais de US$ 350 bilhões em produtos chineses, e outra rodada de sobretaxas está prevista para 15 de dezembro.

Na semana Passada, Trump disse que que a primeira fase do acordo comercial com a China seria assinada em breve, sem definir uma data ou local específicos, e afirmou que, caso um pacto não seja assinado, vai elevar substancialmente as tarifas à bens importados da China.

Cristiana Euclydes / Agência CMA