China é responsável por propagação de covid-19 no mundo, diz Trump

207

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a acusar a China de ter ocultado informações sobre o novo coronavírus e de ser responsável pela propagação global da doença, em discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Devemos responsabilizar a nação que desencadeou esta praga no mundo: a China”, disse Trump, repetindo acusações que faz frequentemente de que Pequim não compartilhou
todas as informações que tinha sobre a doença, detectada pela primeira vez em
dezembro do ano passado na cidade chinesa de Wuhan. “A ONU deveria responsabilizar a China por suas ações”.

Ele disse que os Estados Unidos estão perto de encontrar uma vacina contra o novo coronavírus, e que ela será distribuída imediatamente ao chegar. Trump elogiou a resposta de seu país à pandemia, destacando a grande quantidade de respiradores disponibilizados aos internados nos hospitais.

O presidente acusou a China de tirara vantagem do país e de adotar práticas comerciais ilegais. “Nós nos levantamos contra décadas os abusos comerciais da China”, afirmou.

Trump falou também da retirada do país do acordo nuclear “terrível” assinado com o Irã, e destacou os acordos de paz que mediou entre Israel e duas nações árabes, Emirados Árabes Unidos e Bahrein. “Muitos outros países do Oriente Médio virão” e farão acordos de paz, disse.

Além disso, os Estados Unidos estão trabalhando para reforçar seu Exército. “Estamos mais fortes agora do nunca antes”, disse. “Espero que nunca tenha que usar nossas armas”. Ele afirmou ainda que está “trazendo tropas de volta para casa”.

Por fim, ele disse que “orgulhosamente coloco os Estados Unidos em primeiro lugar”, e que espera que no próximo ano, quando a Assembleia Geral da ONU se reunir presencialmente, “estaremos em um dos maiores anos da nossa história”.