China e EUA concordam em remover tarifas em partes

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A China e os Estados Unidos concordaram em remover as tarifas aplicadas a importações de produtos entre os dois países em fases, assim que o acordo comercial for assinado, de acordo com o porta-voz do Ministério do Comércio chinês, Gao Feng.

“Nas duas últimas semanas, os líderes dos dois lados têm conduzido discussões sérias e construtivas sobre lidar apropriadamente com suas preocupações e concordaram em cancelar a alta de tarifas em etapas com o progresso do acordo”, disse o porta-voz.

Segundo ele, se as duas partes chegarem ao acordo da primeira fase, devem cancelar as tarifas ao mesmo tempo e na mesma proporção. “Esta é uma condição importante para chegar a um acordo”, acrescentou o porta-voz, em coletiva regular de imprensa.

Gao reiterou que posição da China em questões tarifárias é clara. “A guerra comercial começa com a adição de tarifas e também deve ser encerrada com a eliminação de tarifas”, disse ele, acrescentando que isso vai ajudar a estabilizar as expectativas de mercado, e beneficiar as economias dos dois países e do mundo.

Ao ser questionado sobre o local e a data para a assinatura da fase um do acordo comercia, o porta-voz disse que não tem mais informações sobre isso. A assinatura seria em Santiago, no Chile, na reunião da Apec nos dias 16 e 17 de novembro, mas o evento foi cancelado.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com