China divulga listas de produtos dos EUA isentos de tarifas

O representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e o vice-premiê da China, Liu He, em negociações comerciais. Foto: Divulgação/Casa Branca

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O Conselho de Estado da China divulgou duas listas com 16 produtos dos Estados Unidos e do Canadá que ficarão isentos da próxima rodada de tarifas, e disse que as empresas poderão solicitar reembolso para parte dos bens já tarifados.

A primeira lista um contém 12 itens, como camarão, farinhas, óleos e lubrificantes. Eles ficarão isentos de tarifas de 17 de setembro deste ano a 16 de setembro de 2020, de acordo com o comunicado.

“As tarifas já impostas serão restituídas e as empresas importadoras relevantes deverão aplicar-se às alfândegas dentro de 6 meses”, diz a nota. Já na segunda lista, estão quatro produtos norte-americanos, e neste caso as empresas não poderão solicitar reembolsos.

“A Comissão de Tarifas Aduaneiras do Conselho de Estado continuará a eliminar os produtos tarifados dos Estados Unidos e do Canadá e publicará a lista de exclusão de lotes de acompanhamento em devido tempo”, segundo o comunicado.

A rodada mais recente de tarifas foi aplicada no dia 1 de setembro, quando os Estados Unidos colocaram em vigor taxas de 15% a cerca de US$ 112 bilhões em produtos importados da China. No mesmo dia, a China adotou tarifas de 5% e de 10% sobre parte de US$ 75 bilhões em bens norte-americanos. Outra parte dos itens serão taxados em 15 de outubro.

As delegações comerciais dos dois países vão se reunir no início de outubro, em Washington, pra retornar as negociações e tentar chegar a um acordo para encerrara a disputa sobre comércio.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com