China apela a EUA para retirarem sanções à Huawei

Por Cristiana Euclydes

Foto: Divulgação

São Paulo – A China apelou mais uma vez aos Estados Unidos para retirarem as sanções à Huawei, como parte da retomada das negociações comerciais entre os dois países, disse o porta-voz do Ministério do Comércio chinês, Gao Feng.

“Esperamos que o lado dos Estados Unidos cancele as sanções contra a Huawei e outras empresas chinesas, para promover o desenvolvimento saudável e estável das relações econômicas e comerciais sino-americanas”, afirmou o porta-voz, em coletiva de imprensa regular.

Gao disse ainda que equipes econômicas dos dois lados estão em contato. No final de junho, o presidente norte-americano, Donald Trump, e o presidente chinês, Liu He, concordaram com uma trégua tarifária e em retomar as negociações comerciais. Trump também prometeu aliviar sanções à Huawei, que haviam sido aplicadas em maio.

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, disse na terça-feira que o país vai garantir licenças para companhias que quiserem vender tecnologia para a Huawei, desde que não haja risco de segurança nacional, mas que a empresa chinesa permanece na lista negra do departamento.

Na reunião de junho, Xi prometeu a Trump que a China aumentaria a compra de produtos agrícolas norte-americanos. “A China e os Estados Unidos têm fortes complementaridades no campo do comércio de produtos agrícolas, e há enorme espaço para cooperação”, disse Gao, na coletiva de imprensa.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com