Centeno defende pacote para evitar a fragmentação do mercado único

613

São Paulo – O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, apresentará um pacote de ajuda financeira acordado pelos ministros das Finanças da zona do euro aos líderes europeus para conter os efeitos da crise provocada pelo novo coronavírus a fim de evitar a fragmentação do mercado único. Segundo ele, o fundo de recuperação deve ser “proporcional aos custos da crise”.

“Hoje trago soluções ao Conselho Europeu”, disse Centeno em vídeo divulgado antes da reunião virtual do Conselho Europeu. “Com flexibilidade de ambos os lados, estas operações podem estar disponíveis antes de 1 de junho”, acrescentou.

Para Centeno, é necessário evitar a fragmentação do mercado único. “Isso seria venenoso para as nossas democracias”, afirmou ele, acrescentando que “em uma união como a nossa, somos tão fortes como o nosso membro mais fraco”.

Por isso, segundo Centeno, a zona do euro precisa de uma proteção semelhante para o período de recuperação que, em seus cálculos, não deve demorar para ter início.

“Um fundo de recuperação deve ser proporcional aos custos da crise. Deve ajudar a distribuir os custos da crise ao longo do tempo”, afirmou, sublinhando que deve ser canalizado via do orçamento europeu.