Carrefour vê perspectivas positivas para a operação brasileira em 2022

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Foto divulgação: Carrefour

São Paulo- O Carrefour espera um 2022 melhor e já percebe isso com os bons resultados de janeiro e da primeira semana de fevereiro. Esta foi a percepção geral do presidente da companhia, Stéphane Maquaire, e vice-presidente de Finança, David Murciano, durante a videoconferência realizada na manhã de hoje.
Os executivos comentaram o balanço do quarto trimestre, divulgado ontem (15) e demonstraram otimismo no crescimento da companhia, tanto no mercado de varejo como no atacado. Para Murciano, o nível da inflação alimentar está diminuindo. “A alta da Selic é importante para manter os preços controlados”, destacou o executivo sobre a política de juros atual regida pelo Banco Central.
Murciano também enfatizou que o modelo de negócio do Atacadão é beneficiado em momentos de inflação alta, e a importância do congelamento dos preços da marca Carrefour, que foi anunciada no fim de novembro com validade até o início de janeiro de 2022. Para o executivo, a iniciativa foi importante para colaborar com os clientes em um momento de deterioração da economia.
Em 2021, o Carrefour Brasil inaugurou 63 unidades, entre diferentes bandeiras, e chegou a 779 lojas pelo país. O Atacadão somou 44 novas operações, sendo 22 conversões do Makro Atacadista. A bandeira de cash & carry teve vendas brutas de R$ 16,7 bilhões no quarto trimestre de 2021. No varejo, as vendas somaram R$ 6,1 bilhões, queda de 3,4%.
Para Murciano, a incorporação do Big no portifólio da companhia vai ampliar a presença da empresa em algumas regiões nas quais, hoje, tem pouca presença, como Nordeste e Sul do Brasil. A conclusão da operação ainda depende do atendimento de algumas condições como a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Para terminar, os executivos falaram sobre o aumento das vendas no e-commerce e em todo o seu potencial. “Os canais B2B e B2C tornam o fluxo da venda mais rápido e fácil, além de proporcionar à companhia conhecer melhor o seu cliente, ajudando a desenvolver o serviço e melhorar as vendas”, destacou o presidente Maquaire.