Carrefour França e Couche-Tard encerram negociações sobre fusão

678
Foto divulgação: Carrefour

São Paulo – O Carrefour França encerrou as negociações sobre uma possível fusão com o grupo canadense Alimentation Couche-Tard (Couche-Tard). As empresas, no entanto, que estenderão as discussões para avaliar eventuais oportunidades na área de parcerias operacionais.

Entre as potenciais áreas de cooperação a serem exploradas, estão o compartilhamento das melhores práticas relacionadas à combustíveis, acordos de compra conjunta, parceria em marcas próprias, melhoria na jornada do cliente por meio de inovação, além de formas de otimizar a distribuição de produtos.

No último dia 15, o governo da França impôs um veto “definitivo” ao projeto de fusão entre a francesa Carrefour e a canadense Alimentation Couche-Tard em nome da soberania alimentar e se necessário recorrerá a impedi-la por meio de um dispositivo legal em setores estratégicos.

O ministro da Economia, Bruno Le Maire, destacou em entrevista ao canal “BFMTV” que sua posição sobre essa operação “é um não educado, mas claro e definitivo”. “A segurança alimentar é estratégica para o nosso país e não vamos ceder a um dos grandes distribuidores franceses”, disse referindo-se às negociações que os dois grupos de distribuição reconheceram manter.

As discussões incluíam uma possível oferta da Couche-Tard de 20 euros por cada ação do Carrefour, que teria sido avaliado em cerca de 14 bilhões de euros, cerca de 30% a mais do que valia na bolsa de valores antes de o projeto se tornar público.

Bruno Soares / Agência CMA