Brasileiros vacinados com 2ª dose contra a covid-19 chegam a 6,2% da população

Foto: União Europeia (UE)

São Paulo – O número de brasileiros vacinados com as duas doses das vacinas contra a covid-19 que estão à disposição no país – e
que, portanto, completaram o ciclo de imunização – chegou a 13,2 milhões, ou o equivalente a 6,2% da população, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Os que tomaram apenas uma dose somam 28,7 milhões, ou 13,5% da população.

O ritmo de vacinação com a primeira dose cresceu quase seis vezes ontem em relação ao dia anterior, para 671.460. Com a segunda dose, houve alta de 5,4 vezes, para 749.844. A média diária de vacinação em abril está em 784.823, abaixo da meta de 1 milhão de doses aplicadas por dia estabelecida pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

No momento, podem ser vacinadas pessoas dos chamados grupos prioritários – pessoas com 60 anos ou mais, com deficiência, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Nestes grupos, há um total de 77,3 milhões de pessoas – o que significa que 17,0% deles completaram o ciclo de imunização até o momento.

Até agora, foram distribuídas 59,8 milhões de doses para a vacinação em todo o Brasil, e foram usadas 41,9 milhões, ou 70,1% da quantidade disponível.

O Brasil está vacinando a população apenas com as vacinas da Sinovac – envasadas pelo Instituto Butantan – e da AstraZeneca – envasadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ambas exigem a aplicação de duas doses para atingirem o máximo de eficácia na prevenção da covid-19. Em breve deve começar também a vacinação com o imunizante da Pfizer, cujo primeiro lote foi recebido ontem. Também são necessárias duas doses desta vacina para completar o ciclo de imunização.