Brasileiro está preocupado com Amazônia, diz pesquisa da Febraban

Maioria está descontente com ações de preservação e querem maior punição a quem desmata

139
Foto divulgação: Wikipédia

São Paulo – Um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) aponta que os brasileiros dão grande importância à preservação do meio ambiente, olham com muita preocupação a Amazônia e têm elevada consciência sobre a importância desse ecossistema.

A consulta, realizada entre os dias 11 e 19 de agosto com 1,2 mil entrevistados de todas as regiões do país, também aponta que os entrevistados acreditam que o maior objetivo dos governos deve ser aliar o desenvolvimento e a preservação da floresta e que a maioria está descontente com as ações de preservação e querem maior punição a quem desmata.

A pesquisa incluiu uma amostra complementar de 300 entrevistados representando a população adulta da Amazônia Legal (totalizando 456 entrevistados nesta região).

“Trata-se do mais amplo estudo das percepções, atitudes e valores dos brasileiros sobre a Amazônia, acrescentando-se o ineditismo da comparação entre o conjunto dos cidadãos do país e a população residente na Amazônia Legal”, diz o presidente da entidade, Isaac Sidney.

A Febraban explica que além da atual relevância do debate sobre a questão ambiental, a pesquisa foi potencializada pelas sucessivas notícias sobre queimadas, ações de grileiros e madeireiras, conflitos entre indígenas e garimpeiros, sempre associados ao aumento do desmatamento ilegal.