Brasil tem três pessoas infectadas por coronavírus

230
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Brasília – Um terceiro caso do novo coronavírus foi confirmado no estado de São Paulo, segundo dados do Ministério da Saúde há pouco. Os casos confirmados no país totalizam agora três, todos em SP. Os casos suspeitos do coronavírus no Brasil também aumentaram; de 488 na terça-feira para 530 na quarta-feira.

O estado com maior número de casos é São Paulo, com 135, seguido pelo Rio Grande do Sul (98), Minas Gerais (82), Rio de Janeiro (55), Santa Catarina (46), Bahia (19), Distrito Federal (18), Ceará (14), Paraná (13), Mato Grosso do Sul (10) e Mato Grosso (6), Alagoas e Espírito Santo (5 casos cada), Pernambuco e Amazonas (4 casos cada), Rio Grande do Norte (5), Rondônia, Pará, Piauí, Goiás, Paraíba e Sergipe (cada um com um caso).

Durante entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que a Pasta trabalhará de acordo com os planos de contingência dos Estados em relação aos recursos disponibilizados pelo ministério aos entes federativos no contexto do combate ao novo coronavírus.

“Nós vamos trabalhar respeitando os planos de contingência dos Estados. Cada estado brasileiro sabe junto com seu conjunto de municípios como que vai ser, o que cabe da União é coordenar e dotar os estados. Estamos correndo para que os laboratórios centrais estejam capacitados para poder fazer os testes”, disse.

“Se precisar a gente vai gradativamente ampliando, o que é nacional é isso. Eu já conversei ontem com a Câmara dos Deputados, com a comissão de Seguridade Social e Família e tem uma comissão externa que tá trabalhando, conversei com o presidente [da Câmara, Rodrigo] Maia, conversei com alguns senadores porque podemos ter uma hora em que precisaremos de certa agilidade em relação a recursos adicionais conforme for o desenho desse surto respiratório. Estamos trabalhando com o que nós temos de recursos para nós e no momento nós temos o suficiente”, concluiu o ministro.